

Sobre
BIOMETRIA ÓPTICA E ULTRASSÔNICA
A biometria é um exame de rotina usado para medir o tamanho do globo ocular e as estruturas oculares internas. É um dos exames indicados para calcular o grau da lente intraocular (LIO) para a cirurgia de catarata.
Podendo ser classificado em dois tipos, este exame visa medir o globo ocular, analisando características do olho.
Um dos exames que podem ser realizados durante uma consulta de rotina ao oftalmologista é a biometria ocular, principalmente para casos de pacientes com catarata.
​
Finalidade:
​
O exame de biometria ocular tem como finalidade a avaliação de medidas das estruturas oculares — analisando as características anatômicas do olho — que são necessárias, por exemplo, para o cálculo do poder refrativo (ou seja, o grau) da lente intraocular (LIO), que é implementada durante o procedimento cirúrgico para a remoção de catarata.
​
O exame de biometria ocular é capaz de calcular os pontos elencados a seguir:
-
O comprimento axial dos olhos;
-
A distância branco a branco;
-
A medida de câmara anterior.
​
Tipos e como são realizados:
​
Para a realização do exame de biometria ocular, não é necessário nenhum preparo prévio específico, com exceção de pacientes que façam uso de lentes de contato. Neste caso, estas devem ser suspensas de cinco dias a três semanas antes da realização do exame.
O exame de biometria ocular é simples e indolor e pode ser dividido em duas categorias, a biometria óptica e a biometria ultrassônica.
​
Biometria óptica
Nesta modalidade de biometria, o equipamento emite uma luz em formato de laser, que entra em contato com os olhos através da córnea, de forma indolor, realizando a medição do comprimento do olho (axial). Isso acontece sem que haja contato direto entre o equipamento e os olhos.
O equipamento mais utilizado para a biometria óptica é o IOL Master. O paciente é posicionado no equipamento e, na sequência, olha para a região apontada pelo médico, para que o exame tenha início.
​
Biometria ultrassônica
Quando a opacidade da catarata interfere na qualidade dos resultados obtidos com o exame de biometria óptica, é realizada a biometria ultrassônica.
Neste tipo de biometria, a sonda do ultrassom tem contato direto com as córneas do paciente, e para tanto, é utilizado um colírio anestésico antes do exame, o que garante que este seja realizado de forma indolor. Apesar do contato direto, este exame não causa prejuízos aos olhos do paciente.
A escolha do tipo de biometria a ser realizado tem relação direta com a indicação médica, de acordo com as particularidades do caso apresentado.