

Sobre
ULTRASSOM OCULAR
Também conhecida como ecografia ocular, a ultrassonografia ocular é um exame que consiste em analisar de maneira detalhada todas as estruturas do olho, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças oftalmológicas.
A ultrassonografia ocular é um exame que analisa toda a estrutura interna e a anatomia dos olhos do paciente, sendo fundamental no diagnóstico de uma série de doenças e demais problemas e alterações oculares.
Assim, o exame auxilia desde o diagnóstico precoce ou risco do desenvolvimento de doenças oculares até o acompanhamento e avaliação de condições já existentes. Além disso, ele também serve para analisar com maior precisão a opacidade no globo ocular, um sintoma comum em doenças como catarata e tumores intraoculares.
Como é feito:
O exame é rápido e indolor, realizado em poucos minutos e sem a necessidade de um preparo prévio, de maneira geral. No entanto, é importante conversar com o médico oftalmologista para saber se há alguma recomendação ou orientação específica, afinal, pode variar conforme o paciente.
Para a análise ocular, o paciente deverá deitar-se em uma maca de barriga para cima. Em seguida, deve-se fechar os olhos para que o especialista possa aplicar um gel sob as pálpebras. Um aparelho transdutor será deslizado na região, capturando imagens detalhadas da estrutura do olho.
Em casos de avaliação da parte anterior dos olhos, normalmente é necessário que o paciente permaneça de olhos abertos para uma avaliação mais precisa. Nesse caso, ao invés do gel, é aplicado um colírio anestésico
Dessa forma, a partir de ondas sonoras emitidas é possível interpretar e avaliar as imagens e informações fornecidas pelo aparelho.
Doenças que são diagnosticadas na ultrassonografia ocular:
Através do exame de ultrassonografia ocular é possível detectar uma série de doenças e problemas oculares como:
-
Catarata;
-
Doenças da córnea;
-
Hemorragias;
-
Inflamações ;
-
Moscas volantes;
-
Descolamento de retina;
-
Sangramento do vítreo;
-
Tumores e lesões oculares.
