

Sobre
CAPSULOTOMIA YAG LASER
A cirurgia de catarata é definitiva, mas isso não significa que outras estruturas do olho também possam sentir o impacto do passar dos anos. Para isso que serve a capsulotomia.
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa opacidade pode aparecer em alguns pacientes após a cirurgia de catarata.
Então entendemos que a "catarata não volta", o que acontece é o surgimento desta opacidade que resolve com a capsulotomia posterior por YAG laser.
Você lembra de como é feita a operação de catarata, tão comum entre os idosos?
O cirurgião faz um corte na cápsula anterior do cristalino, aspira a catarata e substitui essa cápsula pela lente artificial. Essa lente, geralmente feita de acrílico, fica apoiada justamente na cápsula posterior — a membrana que abriga o cristalino, na parte de trás.
Porém, assim como o cristalino, essa cápsula também pode perder sua transparência. Daí a necessidade desse tratamento com laser que, inclusive, é conhecido também pelos pacientes como limpeza da lente.
Como funciona o procedimento:
Diferente do nome complicado, a capsulotomia a laser é um procedimento simples, indolor, rápido e não invasivo.
No consultório mesmo, o médico oftalmologista dilata a pupila do paciente com um colírio e, em alguns casos, também aplica gotas de um anestésico. Depois, o profissional aciona os disparos do laser, que limpam a opacidade.
Depois desse procedimento, que leva cerca de 5 minutos, a luz volta a passar sem interferências e chega à retina — o que resulta em uma visão limpa e nítida.
O paciente não necessita de período de recuperação depois do procedimento, ou seja, pode realizar suas atividades normalmente.
Após o procedimento:
No geral, são poucas restrições. E logo o paciente pode retornar as atividades habituais.