

Sobre
VITRECTOMIA - RETINA
Utilizada como tratamento para problemas de retina e do vítreo do olho, a vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular aplicada em diversas doenças, na qual o oftalmologista remove o vítreo, uma região do olho em que podem ocorrer diferentes patologias.
A vitrectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de parte ou da totalidade do vítreo do olho.
O vítreo é um fluido gelatinoso e transparente que preenche quase todo o globo ocular. Esse fluido é composto por 99% de água e está em contato direto com a superfície da retina.
Como funciona a cirurgia:
A cirurgia de vitrectomia consiste na utilização de um pequeno instrumento cirúrgico – chamado ponteira de vitrectomia -, o qual serve para fazer a remoção do vítreo. Em seguida, o gel vítreo é substituído por solução salina (BSS), gás ou óleo de silicone.
O procedimento pode ser realizado com anestesia local ou geral. A maioria dos casos envolve a anestesia local.
Indicações:
O procedimento de vitrectomia é indicado para qualquer tipo de doença ou problema ligado à retina, tais como:
-
Descolamento de retina;
-
Membrana epirretiniana;
-
Opacidades vítreas;
-
Hemorragia vítrea;
-
Buraco macular;
-
Traumatismos oculares.
Pós-operatório:
O pós-operatório da vitrectomia consiste no uso de colírios prescritos pelo médico oftalmologista, os quais auxiliam na recuperação, reduzindo edemas e inflamações.
É necessário fazer repouso das atividades que demandam esforço físico.
Nas primeiras semanas, a orientação é manter a cabeça em uma determinada posição de acordo com cada caso. Sendo assim, pode ser necessário manter a cabeça em uma posição voltada para baixo, voltada para o lado ou para cima. Isso irá variar conforme a orientação médica.
Nos primeiros dias é normal que ocorra vermelhidão nos olhos, sensação de olho seco, um pouco de dor e maior sensibilidade à luz.